domingo, 2 de maio de 2010

Sessão Crítica: Homem de Ferro 2 (Dir. Jon Favreau)

SESSÃO CRÍTICA
HOMEM DE FERRO 2
TRADIÇÕES MANTIDAS
Tony tira umas férias momentâneas comendo uns donuts
Após o sucesso do primeiro filme, Robert Downer Jr. volta a ação como Tony Stark para chutar algumas latas Hammerianas. Agora que ele está famoso ao revelar a sua identidade de super herói, há um preço a pagar:  o governo Americano está de olho em sua invenção, mas Stark não quer cooperar de jeito nenhum em entregar a sua armadura nas mãos da lei pública –  seu lema é a fidelidade à paz privatizada - assim ele descreve - defendida pela marca de seu alterego, criando uma rivalidade com o seu colega,  o Coronel James `Rhodey´ Rhodes (Don Cheadle).

Tony Stark (Robert Downer Jr.) e Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) estão transformados nesse segundo episódio. Stark é mais um personagem vítima da embriaguês atormentada do segundo episódio – passando até a desonrar a sua fama de galanteador dos super mocinhos fazendo xixi na armadura (no roteiro original ele vomitaria pela bebida, o que seria uma visão muito mais adulta);  Pepper entra em um momento de exaltação de sua personagem – mais ciumenta e mais histérica do que antes. Apesar da relação mal resolvida entre os dois, ocorre aí um resultado que poderia enrolar um pouco mais pra acontecer - o famoso beijo (alguém duvidava que isso iria rolar?).
Don Cheadler substitui Terence Howard como Jim Rhodes (conhecido também como o Máquina de Combate, quando usa a armadura). Apesar de sua boa peformace, a imagem de Howard é a que fica na imaginação, ficando a teoria de como-seria-se-ele-estivesse-atuando-ali-ou-aqui?

Sam Rockwell é o abobalhado Justin Hammer
Mickey Rourke, que quase desistiu do filme por causa do cachê que ia receber (ainda bem que não ganhou o Oscar por esse motivo) trouxe um bom antagonista. Sam Rockwell faz o vilão Justin Hammer, que quer tomar a cena de Stark a todo custo, um personagem imaturo e abobalhado. Rockwell foi a escolha certa (que por um momento lembra o seu vilão do filme As Panteras com a sua dancinha em cena).

Samuel l. Jackson é Nick Fury. O superespião da S.H.I.E.L.D. livra Tony de uma certa enrascada

O começo traz uma versão alternativa angustida do final do episódio anterior anterior, conduzindo um ponto de vista mais próximo da personalidade do antagonista do Homem De Ferro – Drako (Rourke) - que deseja vingança a todo custo.

Um considerável ajuste nos efeitos especiais substituem a ausência de mais ação sem intervalo – tradicional nas continuações. O maior foco está nas atuações dos atores e de quilos de diálogos destacados por algumas tiradas. Além disso, muitas vezes os olhares do roteiro se desviam para os coadjuvantes ou para promover o filme dos Vingadores. 
Scarlett Johanson é a agradável surpresa que todo marmanjo gostaria de levar pra casa: Natasha Romanoff.
A aproximação as história em quadrinhos é mais próxima aqui, equilibra-se mais a importância entre fantasia e realidade, com o encontro de super vilões e super heróis em cena – Natalie Rushman/ Natasha Romanoff  (Também conhecida como Viúva Negra*), Ivan Vanko (Chicote Negro*), Nick Fury, Jim Rhodes (Máquina de Combate*) e o próprio Tony Stark (Homem de Ferro). Há também referências a Capitão América e Thor. *Os apelidos não são mencionados no filme
Três grandes momentos destacam-se: a primeira aparição de Vanko em Moscow, os momentos de climax em Mônaco* e o confronto de Tony e Rhodes contra as máquinas de guerra*. *Exibidos no primeiro trailer

Homem de Ferro 2 resgata as idéias deixadas pelo filme original melhorando alguns pontos. É mais divertido (destaca-se o senso de humor), embora menos surpreendente e mais pretensioso. 


ATENÇÃO: Cena extra após os créditos

FICHA TÉCNICA
Título Original: Iron Man 2
País: EUA
Ano:
2010 (30 de Abril - Brasil)
Duração: 124 min.
Gênero: Aventura
Direção: Jon Favreau
Roteiro: Justin Theroux
Elenco: Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow, Don Cheadle, Scarlett Johansson, Sam Rockwell, Mickey Rourke, Samuel L. Jackson, Clark Gregg, John Slattery, Garry Shandling, Paul Bettany, Leslie Bibb
Videoclipes de Homem de Ferro 2 com AC/DC
- Highway To Hell
- Shoot To Thrill


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...