domingo, 8 de julho de 2012

[Santa Maratona! Batman..Ressurge] A Queda do Morcego - Postagem Comemorativa Parte 4 de 4: Extras de Colecionador

NESTE TÓPICO
SANTA MARATONA! 
BATMAN..RESSURGE
ACOMPANHE ANTES DE ASSISTIR O ÚLTIMO FILME DA TRILOGIA DE CHRISTOPHER NOLAN: 
BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE
-
EXTRAS DE COLECIONADOR

5 LIÇÕES PARA DERROTAR BATMAN 
(Hiroshi)
BRINQUEDOS
(Mestre Ryu)
QUADRINHOS RECOMENDADOS
(Mestre Ryu)
CINEMA & TV: COMETÁRIOS E CURIOSIDADES DAS PRODUÇÕES
(Mestre Ryu)
NOTAS DE PRODUÇÃO: REALIZANDO A BATANÁLISE: A QUEDA DO MORCEGO
(Mestre Ryu)
VÍDEOS
E FALANDO SOBRE A SAGA..
TRILHANDO A QUEDA 
FICHA TÉCNICA
CRÉDITOS
-

UMA APRESENTAÇÃO
Ao Pé da Letra Edição Especial Comemorativa
SUPER Postagens para SUPER Heróis: Vol. 2

2007, 2011, 2012 Mestre Ryu


Textos, Edição de Imagens & Adaptações: 
Mestre Ryu 
Produção de Material e Pesquisa
Mestre Ryu 
-


EXTRAS DE COLECIONADOR

5 LIÇÕES PARA DERROTAR BATMAN 
(Hiroshi)

1. Enfrente um inimigo física e psicologicamente fatigado.
O combate ao crime por anos e anos a fio, sem descanso, aos poucos abalaram a psique e o corpo, até mesmo do Cavaleiro das Trevas.

2. Aproveite-se das situações. 
Uma Gotham City com redução de policiamento e aumento da criminalidade ajudam a ocupar o herói.

3. Sobrecarregue-o.
Aumente a pressão de trabalho sobre ele. Se possível, liberte todos os detentos do Asilo Arkham.

4. Enfrente-o no auge de sua forma física e mental.
Use drogas que aumentem sua forças. Se aproveite da decadência física e mental de seu adversário.

5. Quebre as costelas de Batman com seu joelho.
Deixe-o próximo da morte e jogue seu corpo ao chão, na frente da imprensa, polícia e população.
Foi assim que Bane, um vilão, na época, recém acrescentado às histórias de Batman derrotou o Cavaleiro das Trevas na Saga A Queda do Morcego (Knightfall).

BRINQUEDOS 
Em 2006 saiu uma coleção baseada na série, incluindo vários dos principais personagens da saga, com seus devidos uniformes (inclusive o uniforme tengu que Batman usa em seu treinamento com Lady Shiva) e modelos referentes a determinada cena.

QUADRINHOS RECOMENDADOS



Batman: O Cavaleiro das Trevas
A obra cult de Frank Miller sobre Batman

Neste futuro alternativo até o Super-Homem sofre alterações e se torna um pau mandado do governo para acalmar a fera do homem morcego.
Há uma seqüência que chega a lembrar o filme Robocop (aonde Batman pega um bandido quebrando uma parede).
Em um mundo aonde a violência se torna intolerante e as longas discussões políticas (inclusive algumas simulado uma rede de TV), tornam a história ainda mais complexa e pesada.
Tais argumentos foram importantes para o crescimento de Batman e outras HQs.
Uma coisa interessante é que este foi um dentre os projetos descartados de adaptar integralmente uma obra do Batman ao cinema. Um nome cogitado para viver Batman na adaptação do Cavaleiro das Trevas seria Clint Eastwood.
O Bat-Móvel conhecido como Tumbler em Batman Begins, foi inspirado no veículo utilizado por Batman nessa série.



Batman: Ano Um
Originalmente também seria adaptado integralmente para o cinema. Mas a idéia foi descartada e alguns elementos foram aproveitados em Batman Begins (como a idéia da Bat-Caverna ser embaixo da mansão Wayne). Enredo e ilustrações TOP de linha, a melhor de todas as aventuras.



Batman: A Piada Mortal


Escrito pelo Britânico Alan Moore (V de vingança) aqui se explora as origens do maior vilão das HQs do Batman. Além de também contar com uma das cenas mais cruéis: Coringa coloca a Bárbara Gordon/ Batgirl numa cadeira de rodas com um tiro. Bem, não foi só o Batman..
Um ponto curioso da trajetória dessa obra, é que na mesma época um certo autor (J.M. DeMatteis) teria oferecido um roteiro a DC Comics em que o Batman morria e o Coringa voltava a ser são. Mas como o enfoque estava no projeto de Alan Moore, o projeto foi descartado.
DeMaTTeis resaltava outros motivos: - O editor Len Wein achava que algumas coisas do Coringa na minha história se sobrepunhavam à de Alan

O escritor trocou Coringa pelo vilão Hugo Strange, mas recebeu outro Não! dos editores. Anos depois, DeMatteis viria a reaproveitar apenas a idéia da lucidez momentânea do Coringa em De Volta à Sanidade, arco de histórias da série Legends of The Dark Knight, recentemente republicada nos EUA e publicada no Brasil como minissérie.

Depois de toda essa luta, a história acabou ficando com o Homem-Aranha (se tornando o clássico A Última Caçada de Kraven) depois de também ter sido descartado de outro projeto dentro da Marvel.

Batman de Stan Lee
Aqui o artista da Marvel dá a sua visão pessoal sobre Batman. Reconstruindo o seu universo.
O engraçado dessa obra é ter uma certa semelhança indireta com a origem de Bane.
Interessante notar também, influências do Aracnídeo mais famoso das HQs na história.

A Morte de Robin
A chocante capa faz jus a história

Originalmente lançado na minissérie Morte em Família (Death In A Famíly), mostra a saga de Jason Todd (o segundo Robin, desconsiderando O Cavaleiro das Trevas) atrás de sua mãe no Irã. Mas acaba encontrando o seu trágico destino nas mãos do (mais uma vez: ele) Coringa.
Emocionante e bem conduzido, fecharam o ciclo do personagem com chava de ouro. Até Jason Todd fica carismático.

Comentários do Blog Tudo Free: 

A morte de Robin já havia sido ensaiada há décadas pela editora, e sempre foi um bom chamariz para as vendas. Desde os anos 50 capas estampavam chamadas para a morte de Robin - o que acabava nunca acontecendo.
Desta vez, porém, o menino prodígio não escapou.O destino de Robin foi decidido pelos leitores americanos. 
A DC havia elaborado uma votação via telefone (tipo "Tele Ton") onde os leitores discavam para um dos dois números para votar, SIM ou NÃO. Devido a baixa populariedade do Robin (Jason Todd), não deu outra...bateu as botas!
Só que algum tempo depois surgiu a história que um garoto de 11 anos havia "hackeado" o sistema dos telefones da DC deixando a opção favoravel pela morte do Robin em looping.
Isso lá em 1989.
Outra curiosidade é que Jason Todd foi ressucitado depois como um vilão*¹²³.

*¹Jason Todd retornou posteriormente na história Batman: Under the Hood (Fevereiro de 2005 a Abril de 2006; republicação especial em Batman Annual Vol.1 número 25 em maio de 2006). 


*²A história foi adaptada para animação em 2010 com o título Batman contra o Capuz Vermelho.


(Veja mais sobre a origem do Capuz Vermelho em [Santa Maratona! Batman..Ressurge] Batman (Dir. Tim Burton, 1989): Postagem Comemorativa para Colecionadores)




CINEMA & TV
COMETÁRIOS E CURIOSIDADES DAS PRODUÇÕES
Batman - O Homem-Morcego (1966): A adaptação cinematográfica da série com Adam West foi o primeiro longa para o cinema do personagem. A série original reforçava o humor, mas não deixava de lado o estilo de detetive dos quadrinhos.

Batman (1989): A repórter vivida por Kim Basinger (Vicki Vale) é mencionada por Bruce em A Queda do morcego.

Batman O Retorno (1992): Batman em um dos raros momentos em que revela a sua real identidade.

Batman Eternamente (1995): No jogo adaptado do filme para Mega & SNES, O Charada assume uma forma parecida com o que se vê em A Queda do Morcego (em uma versão com esteróides). O filme se mantém fiél à origem de certos personagens.

Batman & Robin (1997): Adaptação que tenta rebuscar aquele estilo humorístico da série dos anos 60 sendo que levado para os anos 90, aonde a direção de arte é representada de maneira futurista.
Bane dá as caras em uma participação especial nessa adaptação. Mas ironizado. É derrotado da mesma maneira que em Batman: The Animated Series/ Batman: A Série Animada.

Batman Begins (2005): Traz alguns dos mais interessantes momentos passados por Bruce Wayne/ Batman nos quadrinhos. Tendo muitas influências de Batman Ano Um e outras obras como o Cavaleiro das Trevas de Frank Miller.

Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)O mais recente sucesso faz referências a uma clássica cena da HQ A Piada Mortal.

Batman & Robin (1949): O primeiro seriado para a TV e cinema teve um total de 15 episódios começou a ser lançado em 16 de Maio nos E.U.A. pela Columbia Pictures.  O roteiro é também assinado por Bob Kane (o próprio criador do Batman). Tem a direção de Spencer Gordon Bennet e Vicki Vale é interpretada por Jane Adams. No Brasil, é conhecido como Batman & Robin: A Volta do Homem-Morcego.
Batman Drácula (1964): O filme experimental produzido e dirigido por Andy Warhol. Pode ser considerado a primeira aparição descarada de Batman. As filmagens começaram no mês de Junho daquele ano e duraram 2 semanas. A produção não teve licença da DC Comics.

NOTAS DE PRODUÇÃO
REALIZANDO A BATANÁLISE: A QUEDA DO MORCEGO
Tudo começou quando eu estava prestes a me mudar da minha casinha em 2007. Revirando o quarto, desempoero um monte de revistas antigas e derrepente encontro algumas edições da maxisérie A Queda do Morcego  e começo a reler tudo.  Uma delas é o clássico momento em que Bane libera toda a bandidagem deixando Batman nas últimas e a história termina com o vilão quebrando a coluna do herói. Como não lembrava de quase nada, me envolvi como nunca. Juro que nunca tive paciência na época mas passei a gostar mais dessa saga nos tempos de hoje. Embora eu sempre de histórias em que o grande herói se ferra - são histórias fora do padrão e também é uma prova de que todos podem ser derrotados um dia, até mesmo os heróis. É algo mais próximo da nossa humanidade. E foi um dos motivos que me fizeram gostar ainda mais de Batman nos quadrinhos, além dos filmes e do excelente desenho da TV de 1992.

Neste mesmo período, encontrei o meu amigo Bushiman Guy no MSN com uma foto do Bane. Fiquei surpreso com a coincidência e começamos a conversar sobre a saga. Ele estava lendo apenas o prelúdio na época. Graças a ele, consegui todas as edições da maxissérie A Queda do Morcego e o Prelúdio. Eu já estava com a intenção de escrever sobre a saga, então eu o convidei para participar. Inicialmente ele só ia escrever apenas sobre o prelúdio, mas daí ele topou participar com depoimentos sobre A Queda do Morcego junto com uma conclusão. O resultado vocês podem ver a sua crítica dividida em partes junto com a minha. Postei em alguns sites e o resultado foi bom. O Google citou a nossa matéria na primeira página entre as referências sobre A Queda do Morcego, principalmente através da imagem que inicia este especial. Trata-se de uma excelente imagem extraída de uma edição da série Batman: Terremoto (Batman: Aftershock - Shadow Of Bat Nª 79 nos E.U.A. ) que casava com perfeição quanto a situação de Batman em A Queda do Morcego. Tanto é que essa perfeita combinação se tornou uma grande referência para o mecanismo de busca do Google.

Para construir uma matéria mais aprofundada, pesquisei algumas informações com os caras mais experientes em HQs de sites como Guia dos Quadrinhos, Multiverso, Point HQ e Fanboy. Sem contar também vale recomendar o bom Wikipedia. aqui e aqui. Agradeço a todos esses sábios em especial.

E FALANDO SOBRE A SAGA..
A VIBRAÇÃO LÁ FORA

Shaka - Multiverso 
- "Ah os anos 90, que alegria, heróis carrancudos que não fazem a barba, vilões bombadões e mullets, muitos mullets. E Jim Aparo detona. A sequencia onde o Bane vai surrando o Batman é animal."

VÍDEOS
Kinightfall (Trailer feito por fã)*

Making Of do Trailer*


Bane em Batman: A Série Animada/ As Aventuras de Batman & Robin/ Batman: Volume II
(Bane, 3ª Temporada, Episódio 1, 1994)

O vilão fala algumas frases dos quadrinhos como: Grite Meu NomeEu vou quebrar você.

The New Adventures of Batman com a 2ª aparição de Bane (Over The Edge, 1ªTemporada, Episódio 11, 1998)


Outras aparições de Bane: Superman: A Série Animada (3ª Temporada, Episódio 2, 1998), The Batman (Batman/Superman History, 5ªTemporada, Episódio 1, 2007), Batman: O Mistério da Mulher Morcego (2003), Batman Legends (Featuring Bane, 2006)

Batman: A Queda do Morcego Audiobook Volume 1 (BBC Radio One, 1994)
Em Inglês Sem Legendas


Batman: A Queda do Morcego Audiobook Volume 2  (BBC Radio One, 1994)
Em Inglês Sem Legendas



Batman: A Queda do Morcego Audiobook Volume 3 (BBC Radio One, 1994)
Em Inglês Sem Legendas


Batman: A Queda do Morcego Audiobook Volume 4 (BBC Radio One, 1994)
Em Inglês Sem Legendas


Batman: A Queda do Morcego Audiobook Volume 5 (BBC Radio One, 1994)
Em Inglês Sem Legendas


Batman: A Queda do Morcego Audiobook Volume 6 (BBC Radio One, 1994)
Em Inglês Sem Legendas


Batman: A Queda do Morcego Audiobook Volume 7 (BBC Radio One, 1994)
Em Inglês Sem Legendas


Batman: A Queda do Morcego Audiobook Volume 8 (BBC Radio One, 1994)
Em Inglês Sem Legendas


Batman: A Queda do Morcego Audiobook Volume 9 (BBC Radio One, 1994)


Batman: A Queda do Morcego Audiobook Volume 10 (BBC Radio One, 1994)
Em Inglês Sem Legendas


Batman: A Queda do Morcego Audiobook Volume 11 (BBC Radio One, 1994)

Em Inglês Sem Legendas




Batman: A Queda do Morcego Audiobook Volume 12 (BBC Radio One, 1994)

Em Inglês Sem Legendas




Batman: A Queda do Morcego Audiobook Volume 13 (BBC Radio One, 1994)

Em Inglês Sem Legendas




Batman: A Queda do Morcego Audiobook Volume 14 (BBC Radio One, 1994)

Em Inglês Sem Legendas




Batman: A Queda do Morcego Audiobook Volume 15 (BBC Radio One, 1994)

Em Inglês Sem Legendas




Batman: A Queda do Morcego Audiobook Volume 16 (BBC Radio One, 1994)

Em Inglês Sem Legendas





Batman: A Queda do Morcego Audiobook Volume 17 (BBC Radio One, 1994)

Em Inglês Sem Legendas




Batman: A Queda do Morcego Audiobook Volume 18 (BBC Radio One, 1994)

Em Inglês Sem Legendas



Batman: A Queda do Morcego Audiobook Volume 19: Final (BBC Radio One, 1994)

Em Inglês Sem Legendas



Batman: A Queda do Morcego - Dublado por Fãs: Episódio 1
Audio em Inglês Sem Legendas



Batman: A Queda do Morcego - Dublado por Fãs: Episódio 2
Audio em Inglês Sem Legendas


Batman: A Queda do Morcego - Dublado por Fãs: Episódio 3
Audio em Inglês Sem Legendas


Batman: A Queda do Morcego - Dublado por Fãs: Anúncio do Elenco


A HISTÓRIA PERDIDA QUE TERIA INSPIRADO A QUEDA DO MORCEGO
Uma aventura publicada nas edições: Detective Comics 598, 599 e 600 (Março, Abril e Maio/1989 – USA) e Batman Anual 1 (Ed.Abril – Novembro/1990 – Brasil), pela grande semelhança, poderia ter sido a inspiração dos autores para a maxisaga.

Na trama, Bruce Wayne tenta encontrar o irmão perdido da bela jovem Jeannie Bowen, conhecido por Roy Kane, e descobre evidências de que a Wayne Technologies estaria envolvida com experiências de transferência de corpo envolvendo cobaias humanas.

Durante um tiroteio, Bruce Wayne leva um tiro, ficando paraplégico. Após a lesão, Bruce Wayne é forçado a usar a mesma tecnologia de transferências de corpos para assumir o corpo de Roy Kane afim de convencer que Batman ainda está nas ruas.

Apesar de Kane aceitar a ajudar Batman na luta, seu corpo não estava fisicamente preparado e ele acaba morrendo. A irmã de Roy, com quem Bruce tinha um romance, o abandona dizendo que nunca o perdoaria pela morte do irmão. Ao ser inocentado pelas acusações de ser um espião comunista e das experiências de fisioterapia, Bruce Wayne retorna às atividades como Batman.

Essa aventura se passa num universo pré-crise, onde o vilão, Quebra-Ossos, que luta com Batman, possui semelhança com Bane e Roy Kane (foto acima) com Jean Paul Valley/ Azrael. Jeannie Bowen, a irmã de Roy, é substituida por Shondra.

MELHOR DOS MELHORES 
(DESTAQUES DO PUNHO DOURADO)


JURI
MESTRE RYU
Melhor herói: Batman/Bruce Wayne

Melhor cena de luta: Batman (Bruce) Vs Bane (Capítulo: Fundo do Poço)

A estranha e bela amizade entre Espantalho e Coringa
Melhor dupla em cena: Coringa e Espantalho


Melhor Argumentarista: Chuck Dickson

Melhor Ilustrador: Jim Ballent

Melhor vilão: Bane

TROFÉU LIXÃO

JURI
MULTIVERSO
Pior vilão: Bane

JURI
 MESTRE RYU & BUSHIMAN GUY
Piores Vilões: Matadouro, Barro III e Talião


TRILHANDO A QUEDA


Prelúdio
001 - Batman - A Espada de Azrael 01 (de 04)
002 - Batman - A Espada de Azrael 02 (de 04)
003 - Batman - A Espada de Azrael 03 (de 04)
004 - Batman - A Espada de Azrael 04 (de 04)
005 - A Vingança de Bane 01
006 - Showcase'93 01 (de 12)
007 - Showcase'93 02 (de 12)
008 - Showcase'93 03 (de 12)
009 - Showcase'93 04 (de 12)
010 - Showcase'93 05 (de 12)
011 - Showcase'93 06 (de 12)







A Queda do Morcego
012 - Shadow of the Bat 05
013 - Batman 484
014 - Batman 485
015 - Batman 486
016 - Batman 487
017 - Batman 488
018 - Detective Comics 657
019 - Detectice Comics 658
020 - Batman 489
021 - Batman 490
022 - Batman 491
023 - Batman 492
024 - Detective Comics 659
025 - Batman 493
026 - Detective Comics 660
027 - Batman 494
028 - Detective Comics 661
029 - Batman 495
030 - Detective Comics 662
031 - Batman 496
032 - Detective Comics 663
033 - Batman 497


Quem Manda na Noite
034 - Detective Comics 664
035 - Showcase'93 07 (de 12)
036 - Showcase'93 08 (de 12)
037 - Batman 498
038 - Shadow of the Bat 16
039 - Shadow of the Bat 17
040 - Shadow of the Bat 18
041 - Detective Comics 665
042 - Batman 499
043 - Detective Comics 666
044 - Batman 500

A Cruzada
045 - Batman 501
046 - Batman 502
047 - Showcase'93 09 (de 12)
048 - Showcase'93 10 (de 12)
049 - Mulher-Gato v2 01
050 - Mulher-Gato v2 02
051 - Mulher-Gato v2 03
052 - Mulher-Gato v2 04
053 - Showcase'93 11 (de 12)
054 - Showcase'93 12 (de 12)
055 - Shadow of the Bat 19
056 - Shadow of the Bat 20
057 - Força Tarefa Liga da Justiça 05
058 - Força Tarefa Liga da Justiça 06
059 - Detective Comics 667
060 - Detective Comics 668
061 - Showcase'94 03 (de 12)
062 - Showcase'94 04 (de 12)
063 - Robin v2 01
064 - Robin v2 02
065 - Detective Comics 669
066 - Robin v2 03
067 - Robin v2 04
068 - Robin v2 05
069 - Shadow of the Bat 21
070 - Shadow of the Bat 22
071 - Shadow of the Bat 23
072 - Shadow of the Bat 24
073 - Detective Comics 670
074 - Detective Comics 671
075 - Detective Comics 672
076 - Detective Comics 673
077 - Mulher-Gato v2 05
078 - Mulher-Gato v2 06
079 - Batman 503
080 - Batman 504
081 - Mulher-Gato v2 07
082 - Batman 505
083 - Shadow of the Bat 25
084 - Batman 506
085 - Batman 507
086 - Shadow of the Bat 26
087 - Shadow of the Bat 27
088 - Detective Comics 674
089 - Batman 508
090 - Showcase'94 05 (de 12)
091 - Robin v2 06
092 - Showcase'94 06 (de 12)
093 - Showcase'94 07 (de 12)
094 - Shadow of the Bat 28
095 - Detective Comics 675
096 - Legends of the Dark Knight 059
097 - Legends of the Dark Knight 060
098 - Legends of the Dark Knight 061
099 - Robin v2 07

O Retorno do Morcego
100 - Mulher-Gato v2 10
101 - Mulher-Gato v2 11
102 - Batman 509
103 - Shadow of the Bat 29
104 - Detective Comics 676
105 - Legends of the Dark Knight 062
106 - Robin v2 08
107 - Mulher-Gato v2 12
108 - Batman 510
109 - Shadow of the Bat 30
110 - Detective Comics 677
111 - Legends of the Dark Knight 063
112 - Robin v2 09
113 - Mulher-Gato v2 13
114 - Showcase'94 10 (de 12)

FICHA TÉCNICA


Título Original
Batman: KinightFall


Roteiro
Jim Aparo, Jim Balent, Eduardo Barreto, Bret Blevins, Norm Breyfogle, Vincent Giarrano, Tom Grummett, Klaus Janson, Barry Kitson, Mike Manley, Graham Nolan, Sal Velluto, Mike Vosburg e Ron Wagner


Desenhos
Jim Aparo, Grahan Nolan e Jim Balent


País
EUA


Empresa
DC Comics


Ano de lançamento
1992-1994


Publicação
Abril Jovem (1994-1996)/ Panini (2002)


Gênero
Comics/Graphic Novel


Edições
114 volumes

CRÉDITOS
MARCAS REFERIDAS NA ANÁLISE

Batman® e todos os personagens aqui relacionados são propriedades da DC Comics.
Homem Aranha® e todos os personagens aqui relacionados são propriedades da Marvel Comics
Jason Vorthess® e todos os personagens aqui relacionados são propriedades da Paramount Pictures
Akuma® e todos os elementos aqui relacionados são propriedades da Capcom
Matrix® e todos os elementos aqui relacionados são propriedades da Warner Bros
Terry Bogard® e todos os elementos aqui relacionados são propriedades da SNK/Playmore


UMA APRESENTAÇÃO
Ao Pé da Letra Edição Especial Comemorativa
SUPER Postagens para SUPER Heróis: Vol. 2
ESPECIAL A QUEDA DO MORCEGO: PARTE 4 DE 4
2007, 2011, 2012 Mestre Ryu

TEXTOS, EDIÇÃO DE IMAGENS & ADAPTAÇÕES
MESTRE RYU

PRODUÇÃO DE MATERIAL E PESQUISA
MESTRE RYU 


AGRADECIMENTOS ESPECIAIS
 BUSHIMAN GUY
LUIZ SPIKE AUGUSTO
 GUIA DOS QUADRINHOS
MULTIVERSO
WIKIPEDIA


FIM!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...